data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Nesta etapa, vacinação abrange idosos com 85 anos ou mais
A vacinação no esquema de drive-thru em Santa Maria retorna na próxima semana. A previsão é do secretário de Saúde Guilherme Ribas, que participou do programa Direto da Redação, da TV Diário, na manhã de sexta-feira para avaliar a ação de vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 85 ou mais ocorrida na tarde de quinta-feira. Entretanto, ainda não foram definidos locais, número de doses e estratégias para aplicação total das 1.523 doses que sobraram na quinta-feira. Durante a fala, Ribas também reconheceu a necessidade de reavaliar a logística para evitar as filas e aglomerações registradas nos pontos de vacinação.
Confira abaixo a entrevista com o secretário de Saúde
- Essas críticas construtivas são importantes para nós darmos o melhor resultado lá no final. Tivemos 80% que ficaram feliz, 20% que não, então temos que ajustar esses 20%. É nossa função como poder público e como secretário de Saúde - reconheceu.
Das 3.450 doses disponíveis, foram aplicadas 1.927. As doses que sobraram -1.523 - serão utilizadas na vacinação de idosos acamados, a partir deste sábado, e em idosos residentes nos distritos. Entretanto, uma nova ação de vacinação da população acima de 85 anos na zona urbana deve ocorrer na sexta-feira. Conforme Ribas, datas, horários e locais ainda serão definidos e divulgados, mas a tendência é que aconteça um novo drive-thru no Parque da Medianeira e uma ação de vacinação de idosos a pé em um local na área central do município, a ser definido.
- Temos um diagnóstico de que teremos que dar um pouquinho mais de atenção ao Centro e também a algumas regiões que vão chegar no Centro com maior facilidade - justifica o secretário.
Uma reunião conjunta entre o Executivo, a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito, ainda na tarde de sexta-feira, tratou da organização da próxima semana de imunização. Diferente da última semana, quando a ação do drive-thru foi anunciada pouco mais de 24 horas antes da vacinação, a ideia agora é dar mais tempo para a organização.
Quando chove, buracos e transtorno aumentam em ruas na Região Norte
- Os próximos drive-thrus serão divulgados com antecedência. Até por isso estamos planejando a próxima ação na semana que vem, já que teremos também vacinação em distritos, vamos ter a continuação da vacinação dos acamados e vamos ter mais uma ação da população de 85 anos ou mais - comenta Ribas.
E é exatamente a necessidade de organização a justificativa do secretário para a não continuidade da aplicação das doses restantes já na última sexta-feira.
- A procura é muito alta, nós temos que informar com antecedência e as equipes têm que se organizar. Além das demandas relacionadas a vacinação, as quais estamos dando prioridade, temos as vacinações de rotinas, atendimentos médicos, acolhimento, enfermagem, entre outras situações - explica.
MUDANÇAS
Novas estratégias serão pensadas pela prefeitura para evitar os problemas registrados na vacinação de quinta-feira, com pessoas aguardando em filas 8h antes do começo da vacinação e aglomerações em postos de vacinação.
- Vamos ajustar os horários. Vamos colocar mais equipes de apoio. A grande demora está no cadastro. O cadastro nos carros, para verificar a idade, os documentos, a celeridade da assinatura do acompanhante ou do próprio idoso - explica Ribas.
A possibilidade de distribuir fichas antecipadamente será considerada. Na quinta, a distribuição começou apenas no fim da manhã. Entretanto, para Ribas, alguns impeditivos existem para o sistema, principalmente no formato drive-thru. Muitas pessoas deixavam os carros estacionados na fila durante a manhã e voltaram apenas mais tarde. O secretário também relatou situações de fura-fila em cruzamentos e trevos. Outro impeditivo levantado por Ribas é a ocorrência de venda e troca de fichas.
Com nova linhagem de vírus, Estado tem 16 regiões em bandeira vermelha
- Em algumas regiões, ocorre muito. A pessoa vai para a fila, mesmo com documentos, e ocorrer a negociação dessas fichas. Vamos reavaliar um forma que seja mais positiva - relata.
A possibilidade de agendamento da vacinação também foi levantada.
- O agendamento pode ocorrer, mas nós não podemos ter surpresas. Poderíamos ter 50 agendamentos e aparecer 200 pessoas. E as outras 150? Como dar esse retorno? - questiona.
VACINÔMETRO
Conforme o vacinômetro de Santa Maria, atualizado pela prefeitura na noite de sexta-feira, 10.419 santa-marienses já receberam a primeira dose da vacina. O município recebeu do Estado 21.600 doses. Destas, 15.295 foram distribuídas. Nesta sexta-feira iniciou a distribuição das segundas doses da vacina. 1.187 foram destinadas para profissionais da saúde e 82 para indígenas.
IDOSOS ACAMADOS
Mais de 400 idosos acamados acima de 60 anos já foram cadastrados para receber a vacina da Covid-19 na própria residência. A imunização começa neste sábado, com equipes volantes da prefeitura. Para cada idoso, também será vacinado um cuidador.
Pela sexta semana seguida, Passo do Verde fica impróprio para banho
O cadastro segue aberto, porém terá alterações. As Unidades Básicas de Saúde, onde é possível realizar o cadastro, abrem apenas na quarta-feira à tarde por conta do feriadão. Também é possível realizar o cadastro por telefone, mas os atendimentos da Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19, serviço da EnfClin, realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), retornam apenas na quarta-feira, às 8h. Confira ao lado os números para entrar em contato.
*colaborou Felipe Backes